Dia ‘D’: Vacinação contra Poliomielite e Sarampo atinge 56% de cobertura em Santo Antônio do Descoberto

Meta é atingir 95% da população infantil até 31 de agosto

Por Kleber Karpov

O Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite, que aconteceu no sábado (18), atingiu 56% da meta de imunização das crianças de um ano, a menores de cinco anos de idade do município. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Descoberto que pretende, até 31 de agosto, último dia da campanha, atingir os 95% estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde do município, ao todo, 2.692 das 4.800 crianças do município foram vacinadas contra Sarampo e a Poliomielite. A secretária de saúde, Antônia Eliane, lembra que o índice de ciranças vacinadas em Santo Antônio do Descoberto, ultrapassou 5% da média nacional, estabelecida em 51%.

Porém, Antônia Eliane, observa a necessidade de os pais levarem as crianças ainda sem vacinação às unidades de Saúde para serem vacinadas. “Nossa equipe da vigilância sanitária se mobilizou e conseguimos vacinar no sábado, 56% as nossas crianças. Mas a meta é que consigamos vacinar, até 31 de agosto, os 95% estabelecidos pelo Ministério da Saúde.”, disse ao lembrar que “Os pais podem levar as crianças às unidades de saúde que elas serão vacinadas normalmente.” Complementou.

Sarampo

Nesse ano, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), no país, houve o registro de 822 casos de sarampo, dados de 17 de julho. Além dos estados do Amazonas e de Roraima, os mais afetados, há ainda registros de casos isolados da doença em outros cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

Poliomielite

O país registrou o último caso de Poliomielite em 1989, ou seja, 28 anos, sem registro a doença. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), algumas cidades brasileiras estão abaixo da cobertura vacinal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).