Município quer iniciar, ainda nesse mês, descarte de lixo produzido no aterro sanitário controlado, após inspeção da Vigilância Sanitária
Por Kleber Luiz
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (SIOSP) avança com a conclusão do aterro sanitário controlado, para descarte, correto, do lixo produzido no município de Santo Antônio do Descoberto. Com previsão de início de uso, para esse mês, a SIOSP, mesmo com as chuvas, está em fase de finalização da instalação da manta de impermeabilização, para evitar a contaminação do solo.
A secretária da SIOSP, Antônia Eliane de Oliveira Moura, lembra que a obra do aterro sanitário, realizada em parceria entre a SIOSP e a Secretaria Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Recursos Hídricos, Minerais, Agro Ecológicos, Ciência e Tecnologia (SEMMA), resolve, de forma definitiva, uma determinação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), de 2015.
“Quando houve a determinação do Ministério Público, a prefeitura, lá em 2015 foi e fez uma vala, no local. Quando o prefeito Adolpho assumiu, ele que é médico e sabe da importância de acabar com o lixão, e descartar o lixo produzido pelo município de forma correta. Hoje nós estamos concluindo o aterro sanitário, vamos passar a cumprir o que determina a Legislação, e ainda evitar a disseminação de doenças graves como a leptospirose e a hantavirose no nosso município.”, disse Eliane Oliveira.
Inicio do uso
De acordo com a secretária, as obras devem ficar prontas ao longo dos próximos dias e deve passar por inspeção da Vigilância Sanitária. “Mesmo com as chuvas, nossos guerreiros da SIOSP estão em ritmo acelerado na finalização da colocação da manta de impermeabilização. Finalizando, aí basta a aprovação da Vigilância Sanitária, que vem para fazer a inspeção do aterro e, uma vez aprovado, aí poderemos comemorar o fim do lixão, de forma definitiva.”, salientou.
Veja mais imagens no Flickr