Pela primeira vez na história de nosso município, a GCM tem duas mulheres como comandante e subcomandante das forças de segurança municipal.
Jordanna Barbosa Lauro, comandante da GCM, nasceu em Correntina – BA e veio para Santo Antônio em 1998. Prestou concurso em 2001 e assumiu o cargo de vigia em 2002, e desde então vem trabalhando na segurança de nossa cidade. Mas foi em 2019 que a Jô da GCM, como é conhecida, se tornou comandante.
Já a subcomandante Célia Urany nasceu aqui mesmo, em Santo Antônio do Descoberto, e é servidora do município há mais de 20 anos.
As duas passaram por um curso de capacitação para se tornarem guardas municipais. Foram 1060 horas de curso que incluíram aulas de polícia comunitária, direitos humanos, operação de dispositivo eletrônico, operação de dispositivos de agentes químicos e vários outros.
Atualmente elas comandam uma equipe de 154 servidores. Mas nem sempre foi fácil desempenhar esse papel. “Muitas pessoas não aceitam receber ordens de uma mulher. Já me disseram que não iriam trocar de posto, porque eu não mandava em nada”, relata Jordanna. Apesar de tudo, a comandante diz que ama o que faz, que é muito grata e que não se vê fazendo outra coisa.
Hoje, ambas inspiram muito respeito, por onde quer que passem, e são exemplos de profissionalismo e competência! A Prefeitura Municipal agradece todo o empenho com a segurança de SAD!