Neste sábado (24), a Prefeitura Municipal e a Secretária de Assistência Social, por meio da Diretoria da Mulher, promoveram o evento Empoderamento da Mulher Negra. Feito em parceria com profissionais da saúde, as participantes tiveram acesso a testes rápidos, seguido por diálogos com especialistas e promoção de autocuidado, com o apoio do Instituto Mix.
Durante a abertura, o secretário de assistência, Alexandre de Jesus, enfatizou a importância de garantir políticas de acessos as mulheres negras e refletiu o impacto das dificuldades sociais sobre esses corpos.
“A SEDEST promove este evento como uma forma de dar visibilidade às causas deste público. É valorizando todos os grupos que iremos gerar desenvolvimento integral para nossa população”, afirma Alexandre.
O Prefeito Aleandro Caldato e o vice-prefeito Lima também deixaram uma mensagem sobre o evento. “Mais uma vez, a SEDEST demonstra um olhar sensível para as diversas causas de nosso município. Com o empoderamento de todas as mulheres, teremos motivos de sobra para nos orgulhar de uma cidade desenvolvida”, aponta.
Os testes ocorrem durante o Julho amarelo, no qual se busca a conscientização sobre os males provocados pelos vírus da hepatite. Deste modo, foram efetuados testes rápidos para a identificação, assim como recomendações para a prevenção desse público.
Além da saúde, foram discutidos os diretos das mulheres e mecanismo de defesa contra agressões domiciliares, crescentes em escala nacional, durante a pandemia. Para o encerramento do evento houve uma apresentação musical e a entrega de brindes as participantes.