Antes de ir ao hospital, identifique os sintomas numa UBS de nosso município
A síndrome gripal espalhada pelo mundo passou a gerar preocupação em nosso país desde o fim do ano passado. Por isso, trouxemos algumas diferenças entre a gripe e a Covid-19.
Cada quadro clínico exige um cuidado diferente. Por exemplo, pessoas imunossuprimidas ou com doenças crônicas devem estar atentas aos sintomas para não agravar suas enfermidades.
Por isso, é importante o repouso, tomar remédios que aliviem os sintomas e se hidratar. Vá ao médico somente quando houver caso de febre, extremo cansaço e falta de apetite, antes disso, antes disso compareça numa UBS para seu caso ser analisado e encaminhado adequadamente.
Ah, não se esqueça de ficar em dia com suas vacinas, pois elas serão armaduras para enfrentar os vírus, tanto da gripe quanto da Covid-19 e manter o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.
SINTOMAS – Pra começar, os sintomas da gripe são percebidos rapidamente, enquanto os da Covid-19 e suas variantes se manifestam em até 7 dias desde o contágio e, em alguns casos, não há manifestação dos sintomas.
Segundo órgãos governamentais de saúde, ambos repercutem problemas no trato respiratório, mas os efeitos sobre o restante do corpo são percebidos mais rápidos nos casos de síndrome gripal.
Na Covid-19, há cansaço, porem seus efeitos são mais caracterizados pela falta de paladar e olfato. Nos casos mais graves, o novo coronavírus afeta o restante do corpo. Vale ressalta que a evolução da Covid-19 com suas variantes demonstrou uma aproximação maior dos sintomas da gripe.
No caso da variante Delta, médicos identificaram nos pacientes tosse persistente e na ômicron, há indícios de dores no corpo e extremo cansaço.