Novo Centro de Referência de Atendimento à Mulher é inaugurado em Santo Antônio do Descoberto

A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDEST), inaugurou a nova sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), localizada na quadra 91-A, ao lado do Lar dos Idosos. Este importante espaço foi criado para oferecer apoio essencial às mulheres do município.

Durante a solenidade de inauguração, estiveram presentes o prefeito Aleandro Caldato, secretários municipais, vereadores, membros do Conselho Tutelar e a delegada de polícia Lorrane Picanço, além de representantes de várias unidades da SEDEST, como CRAS e Creas.

Foto: Denner Nunes

O prefeito Aleandro Caldato ressaltou a importância do CRAM para a comunidade. “Com o CRAM, estamos alinhando nossos esforços à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, integrando segurança pública, saúde, assistência social e justiça. Queremos mostrar às mulheres que existe uma solução, uma vida de autonomia, liberdade e direitos garantidos. O CRAM não só apoia as vítimas de violência, mas também promove uma sociedade mais justa e segura”, afirmou.

Foto: Denner Nunes

Samara Quintans, psicóloga e coordenadora do CRAM, destacou a relevância do novo Centro, mencionando que ele foi criado para atender mulheres em situação de fragilidade ou risco, promovendo dignidade e garantia de direitos.

Foto: Denner Nunes

Alexandre de Jesus, secretário de Desenvolvimento Social, explicou que o novo espaço conta com uma equipe de 10 profissionais, incluindo psicólogas, advogadas, assistentes sociais e administradores. “Essas pessoas estão preparadas para oferecer suporte jurídico, tratamento psicológico e assistência social às mulheres que sofrem violência doméstica, patrimonial e psicológica”, disse. Ele acrescentou que a inauguração do CRAM é sua última ação como secretário, e que o centro já está completamente equipado e em funcionamento. “Agora, as mulheres de Santo Antônio do Descoberto têm um ponto de referência para receber atendimento adequado”, concluiu.

A concretização do CRAM foi possível graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado federal João Campos (Republicanos), no valor de R$ 539 mil, complementados por um aditivo de R$ 100 mil de recursos municipais para a construção do estacionamento, garagem e calçamento externo.

A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto reafirma seu compromisso com a proteção e apoio às mulheres do município, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor através do novo CRAM.