Foi realizada uma oficina brincante envolvendo visita guiada, desenhos, pintura, contação de história e escuta das crianças no dia 27 de agosto de 2024, das 14h às 16h. O objetivo foi dar oportunidade para as crianças conhecerem um dos espaços que promovem o Direito das Crianças e expressarem suas ideias e percepções sobre o serviço da Justiça. Esta atividade iria contribuir para elaboração do Comentário da Convenção dos Direitos da Criança sobre Acesso à Justiça, em que estão sendo ouvidas crianças de todo mundo.
A Atividade foi coordenada pela Dra. Deiza Leite, Analista Judiciária, Especialidade:
Pedagogia (TJDFT), Maria Izabel da Rocha Feitosa, Analista judiciária, Especialidade: Direito
(TJGO) e Dra. Ivânia Ghesti, Analista Judiciária, Especialidade: Psicologia (TJDFT), com apoio do Instituto Alana. As crianças foram acompanhadas pela equipe da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação de Santo Antônio do Descoberto, formada pelas Coordenadoras, Gestora, Monitoras, Professoras e Estagiárias de Pedagogia que atuam no CMEI Tia Ângela Maria Abdon e no CRAS. Na oportunidade, as crianças receberam a camisetinha do Pacto Nacional pela Primeira Infância disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação, menbro do Comitê da Primeira Infância de SAD/GO. Durante a visita ao Fórum, conheceram a Juíza que os acolheu com carinho e lhes apresentou os espaços. As crianças iam presentear a Juiza com rosas amarelas mas na hora escolheram levar para suas mães.
Aqui as crianças participaram junto com outras crianças do Distrito Federal da Construção de Telas coletivas com tinta guache e também produção de desenhos individuais com giz de cera. Para acolher e coordenar as atividade com as crianças estavam representantes do Instituto Alana, Escoteiros do Brasil, Rede Gol, CNJ, STJ entre outros. No chão as telas circulando uma imensa lona azul criou um ambiente de paz e tranquilidade para as crianças (enquando os fuzileiros faziam a toca da Bandeira Nacional e isso foi bonus para adultos e crianças). As crianças se divertiram com os agentes do Brincar e depois colocaram nos desenhos seus sonhos para o mundo e a cidade ficar melhor para elas. Em seguida, embarcaram todas no ônibus, incclusive Bra. Ivânia do CNJ, rumo ao TST.