Apresentação do Trabalho do Diretor do Presídio de Santo Antônio do Descoberto- Brasília DF.

No TST, as crianças foram recepcionadas por pessoas especialmente preparadas para acolhê-las. Os juízes diversos que por ali passavam se encantavam com as crianças e sua natureza brincante forte e frágil, se sentavam no chão para interagir de igual para igual. Os fotógrafos registravam o momento e tinham o zelo de perguntar como elas estavam na foto. Após este momento, já no plenário as crianças do CMEI Tia Ângela Maria Abdom geraram sorrisos nos Ministros da Educação, Presidente do TST e demais que participavam do Seminário. Santo Antônio teve um momento muito especial, teve espaço para fala da Coordenação da Educação Infantil representando também o Comitê Intersetorial Municipal pela Primeira Infância. Enquanto as crianças exploravam o espaço e a Coordenadora cumprimentava as autoridades, ouviu do Ministro da Educação a frase “Vocês de Santo Antônio do Descoberto cuidam muito bem das crianças de vocês”. Frase repetida também ao Presidente do CMDCA e Coordenador do Pacto de Santo Antônio.

Além de bem cuidadas, as crianças, os pontinhos amarelos e felizes, participaram de forma livre, foram educadas e gentis com todos (as), sabiam falar dos seus direitos com elegância, desenvoltura e alegria. Usando o microfone e passando para o colega que também queria falar, disseram que as crianças tem o Direito de: Estudar, Brincar, Estudar, Ter Parquinho, Um nome, Ser vacinada, Comer, Ter Alimentação saudável, Fazer esportes e Descansar, ainda mencionaram desenhar e vários direitos foram reforçados pelos coleguinhas. O momento, desde a entrada das crianças refletiu em tese e prática a fala do Ministro. No final, elas agradeceram e foram aplaudidas de pé. O maior orgulho e riqueza da Cidade estava ali, às crianças, a maior gratidão era pelas Pedagogas e Monitoras, Gestora e Coordenadora que Cuidam e Educam diariamente.

Esta é a segunda Participação de Santo Antônio do Descoberto-GO nos Seminários de Aniversário do Pacto Nacional. No aniversário de 04 anos o Departamento de Educação Infantil apresentou o que Santo Antônio vinha desenvolvendo. Este de 5 anos marca de forma profunda e positiva o Município pela participação das crianças. Graças à Dra. Ivânia Ghesti, madrinha da Primeira Infância de Santo Antônio e ao esforço conjunto de diferentes setores e atores da Secretaria de Educação, Dep. Compras, Dep. Almoxarifado, Transporte Escolar, Apoio da Secretária, Departamento de Educação Infantil, Guardas, Comunicação da Educação, Servidores do CMEI Tia Ângela Maria, Conselho de Educação, outras Secretarias e órgãos como Meio Ambiente, Saúde, CMDCA, CRAS e apoio externo do CNJ, STJ, TST, Instituto Alana, Escoteiros do Brasil, Rede Gol entre outros que ajudaram, sejam na preparação da ida das crianças seja nos cuidados durante o percurso para o Fórum, Praça dos Três Poderes e TST.

Ressaltamos ainda que Santo Antônio será grato eternamente a Dra. Ivânia Ghesti pelo carinho, preocupação e luta pela causa da Primeira Infância não só em Santo Antônio, mas de Norte a Sul, Leste a Oeste deste País. Sua presença na cidade vem modificando o olhar dos diferentes órgãos e setores sobre as crianças e suas infâncias em Santo Antônio.