Prefeitura Municipal realiza primeiro mutirão de vacina contra a Covid-19

Com a organização, município avança no combate ao novo coronavírus ao cobrir todas as faixas etárias previstas pelo plano nacional de vacinação

No último sábado e domingo, ocorreu o primeiro Mutirão de SAD contra a Covid-19, pelo qual buscou imunizar a população a partir dos 18 anos. A ação foi feita na tenda da Igreja Matriz para os pedestres e na UBS Centro, em frente a Prefeitura Municipal, na modalidade drive-thru.

A iniciativa é pioneira no centro-oeste, uma vez que os demais municípios e estados promoveram iniciativas semelhantes limitadas a grupos restritos e não aberto a todo público previsto pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Segundo o secretário municipal de Saúde Alessandro Viana, a ampliação das faixas etárias foi adotada como alternativa para reduzir o número de estoque e aponta a possibilidade de promover outros mutirões, conforme resultados obtidos na ação atual.

A forma decrescente, de 39 a 18 anos, foi adotada após recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), para refletir as orientações previstas pelo plano nacional de vacinação e para evitar aglomerações, assim como forma de organizar as prioridades de acordo o quadro demográfico da cidade.

A vacinação ocorreu de forma escalonada e dividida conforme as idades. Os primeiros vacinados estão no grupo entre 39 e 30 anos, seguido por grupos de 29 a 25, 24 a 20 e de 19 e 18 anos, com uma fila para cada categoria e atendimento programado por horas para cada grupo.

Mesmo com recursos limitados, a ação demonstra como a gestão Aleandro está madura e preparada para enfrentar o novo coronavírus e coloca o município a frente de gestões adjacentes. Além de oferecer alternativas para os vizinhos goianos.

“A principal questão é o uso correto dos instrumentos que possuímos. Nossas equipes estão se esforçando por nossa população e a comunidade responde com colaboração e respeito as medidas de prevenção”, afirma o prefeito Aleandro Caldato.

Com o mutirão, o prefeito Aleandro pretende ampliar o número de imunizados e acelerar as etapas de imunização por idade. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alessandro Viana, a imunização continuará as fases por idade e avalia redução dos grupos com o uso de um cronograma arrojado.

“Em média, temos imunizado 400 pessoas por dia e pretendemos acelerar o cronograma conforme nosso levantamento de público por idade”, afirma. “Nesta semana iniciamos a imunização do público a partir de 39 anos e pretendemos reduzir o mais rápido possível”, completa.

O grupo mencionado pelo secretário, com idade entre 39 e 30 anos, representa 43% da população. Nele estava Helen Cristina (32), a primeira vacinada do primeiro mutirão de SAD.

“Quero agradecer a equipe de saúde, pois eu fui muito bem acolhida e estou muito feliz por isso. Esse será um benefício muito grande para a população de Santo Antônio do Descoberto. Em nome de Jesus, comunidade vacinada”, declara satisfeita.

Outra vacinada, a servidora pública Elaine Penha destacou a importância dos avanços alcançados pelo município e relembrou as vítimas perdidas para o vírus. “É um momento único e emocionante chegarmos aqui, pois muitas pessoas não tiveram essa oportunidade. Então, gratidão a Deus, ao SUS e aos companheiros de trabalho”, compartilha.

A Secom fez uma seleção dos principais momentos do evento. Confira as imagens em: