Santo Antônio do Descoberto avança na solução dos lixões a céu aberto

Na última terça-feira, 21 de maio, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto esteve no Ministério Público do Estado de Goiás, acompanhado pelo procurador-geral Ciro Terra e outros membros do MP estadual. O encontro reuniu gestores das 13 maiores cidades de Goiás para discutir soluções para os problemas dos lixões a céu aberto. Essas cidades são responsáveis por 90% de todo o lixo produzido no estado.

O Ministério Público se comprometeu a colaborar na resolução dessas questões. A ação liderada pelo Procurador-Geral do MP de Goiás foi considerada assertiva e produtiva, buscando o entendimento com os prefeitos e gestores municipais para resolver um problema que persiste há mais de 30 anos.

Em Santo Antônio do Descoberto, os avanços já são visíveis. Em breve, o aterro sanitário será encerrado e todo o resíduo sólido será terceirizado para uma empresa privada, garantindo o tratamento adequado dos resíduos e cumprindo as normas legais. A mudança no processo de coleta e o aumento dos transbordos estão em andamento para viabilizar essa transição.

Além disso, está sendo trabalhada a alocação de recursos no orçamento municipal para cobrir os custos adicionais, estimados em mais de 300 mil reais mensais. Com essas medidas, acredita-se que Santo Antônio do Descoberto será uma das primeiras cidades do estado a resolver de forma efetiva o problema dos lixões a céu aberto.