Prefeitura Municipal de Santo Antônio realiza reunião da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC e Conselho Municipal de Defesa Civil

Foto: Denner Nunes

A pauta será voltada para a elaboração de Planos de Ação de Defesa Civil

A Prefeitura Municipal promoveu no dia 28 de maio a primeira reunião em colaboração com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o Conselho Municipal de Defesa Civil (CMDC). O encontro, realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura, contou com a presença do Capitão Carlos Magno e do Tenente Delmondes, representando o Corpo de Bombeiros do município, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e outros membros do CMDC.

O principal objetivo da reunião foi tratar dos desafios na implantação da COMPDEC e da necessidade de avanço nos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Contingência e dos Planos de Ação Preventiva para as áreas de risco. A pauta incluiu a apresentação dos membros do CMDC, a cultura da Defesa Civil e os desafios relacionados ao crescimento populacional e às mudanças climáticas.

Foi destacada a necessidade de multiplicação dos conhecimentos e compreensão dos desafios locais, incluindo as ações das intempéries, as vulnerabilidades ambientais e o planejamento para melhorar a capacidade de resposta das secretarias e órgãos de atendimento a possíveis desastres.

A reunião também enfatizou a importância do conhecimento das propostas para os interesses sociais do município e a adesão dos membros do conselho aos projetos da COMPDEC. Um dos objetivos foi o nivelamento da equipe e o compartilhamento dos princípios da cultura da Defesa Civil, incentivando a ação proativa na preservação e proteção dos interesses coletivos.

Diretrizes foram traçadas para nortear as discussões sobre o mapeamento das áreas de vulnerabilidade e risco, atualização dos cadastros das famílias e construção dos Planos de Contingência. O planejamento de ações preventivas visa a criação de ambientes mais seguros, com maior controle do uso e ocupação do solo e a implantação de sistemas de alerta para áreas de risco.

Os benefícios esperados incluem a construção de uma cidade mais segura e preparada para atender às necessidades da comunidade em situações de desastres. O Conselho é composto por membros titulares e suplentes da administração pública, indicados por várias instituições públicas, privadas e de entidades civis regulamentadas no município.

Além disso, a reunião contou com a presença de membros-chave da COMPDEC, incluindo o Coordenador Executivo Sérgio Murilo Vasconcelos, a Secretária Administrativa Wisliane Maximiano do Nascimento e o Diretor do Setor Técnico Mayron Paes Almeida. Do CMDC, participaram a Presidente Eloiza Tereza Costa Ferreira, o Vice-presidente Wanderson de Souza Camelo, o Fiscal de Meio Ambiente Erinaldo e o Titular Gustavo de Lavor Alves de Souza da CMTT.

A participação ativa de todos os membros foi fundamental para enriquecer o debate e contribuir com ideias e propostas proativas, promovendo a segurança e o bem-estar da comunidade.